Notícias

PROGRAMA INCLUSÃO DIGITAL

Em: 01/03/2016 | Tags: Digital Programa
PROGRAMA INCLUSÃO DIGITAL

Inclusão Digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)


CENTROS DE INCLUSÃO DIGITAL:
- Rio Piorini:  Av. Grande Circular 2  – Igreja Sagrada Família (MCVE)

- Terra Nova II: Rua Parintins s/n - Igreja Santa Marta (MCVE)

- Jardim São Luiz: Av. Sucupira, 111 - Igreja Santo Expedito (MCVE)

- Jorge Teixeira IV : Rua Nova Esperança, 765 - Igreja Cristo Rei

- Flores: Rua D no. 60 - Parque Centenário - IDI Instituto de Desenvolvimento Interativo

- Comunidade Ariaú - Iranduba - Estrada Manoel Urbano km 37 - Escola Municipal

- Comunidade Lago do Limão - Iranduba: Rodovia AM 070 Km 35 - Associação Agroextrativista do Lago do Limão

- Casa Paroquial João Paulo II - Maués: Praça Coronel João Verçosa - Centro

Saiba como sua Comunidade pode solicitar computadores da Descarte Correto, para implantação de um Centro de Inclusão Digital...

1. O que é o Programa de Inclusão Digital – ID?
O Programa consiste em uma rede nacional de espaços comunitários de formação em inclusão digital e/ou cursos profissionalizantes, com ênfase em reaproveitamento de equipamentos de informática e educação ambiental, atuando também como pontos de coleta do lixo tecnológico na comunidade e entorno.


2. Quais são os objetivos e metas da Descarte Correto com os Centros de Inclusão Digital?
O principal objetivo é apoiar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio do comodato de equipamentos de informática remanufaturados e utilizando-os como ferramenta para disseminar o conceito “descarte correto”- educação ambiental nas comunidades.


3. Quais os benefícios proporcionados pelo Programa?
O programa proporciona a intensificação do processo de promoção da inclusão digital no Brasil, aliada à qualificação profissional e educacional de jovens em situação de vulnerabilidade, propiciando a sua integração social e cidadania. Ao prolongar a vida útil dos computadores e equipamentos, também conseguimos: a redução de destinação dos resíduos eletrônicos a aterros sanitários e a extração de novas matéria-prima da natureza, também disseminação do conceito de utilizar materiais disponíveis para novo ciclo de produção.


4. O que é remanufatura de computadores?
Significa pegar equipamentos antigos, que geralmente têm suas capacidades reduzidas, e torná-los aptos ao uso novamente por meio de limpeza, substituição e/ou acréscimo de componentes para melhoria de desempenho. Na Descarte Correto, a remanufatura visa configurar os equipamentos para que atendam às necessidades de Entidades e Negócios Sociais que atuam como Centros de Inclusão Digital e/ou Cursos Profissionalizantes.


5. Quais os equipamentos que a Descarte Correto recebe?
Todo equipamento tecnológico em funcionamento, com defeito, obsoleto ou sem uso, são materiais como: computadores, monitores, celulares, hds, placa mãe, placa de rede, placa de som, placa de vídeo, fonte, mouse, teclado, switter, notebooks e outros similares.


6. Como pessoas físicas e empresas privadas podem descartar equipamentos a Descarte Correto?
Recebemos o descarte, de pessoas físicas e empresas, diretamente ou através dos nossos pontos de coletas, de equipamentos em bom estado, obsoletos ou danificados.


7. Quem em comodato pode receber os equipamentos remanufaturados da Descarte Correto?
Podem receber equipamentos remanufaturados, projetos de inclusão digital e/ou cursos profissionalizantes localizados em todo o território nacional, propostos por instituições públicas, privadas sem fins lucrativos e negócios sociais juridicamente constituídos.
Enviar informações por e-mail  sobre a Instituição e o trabalho social que desenvolve, faremos a seleção e aprovação.


8. Quantos computadores são entregues em comodato para cada entidade beneficiada?
O número mínimo de computadores entregues para cada entidade são 05 (cinco) e o máximo, 10 (dez). Pedidos que excedam o número máximo são avaliados caso a caso. O atendimento, independentemente da quantidade aprovada, somente se efetiva quando da disponibilidade dos equipamentos remanufaturados.


9. A Descarte Correto faz comodato só de computadores?
Não. A Descarte Correto faz comodato, prioritariamente de computadores (CPU com monitor, mouse e teclado), servidores de pequeno porte e impressoras jato-de-tinta ou a laser. Outros equipamentos e periféricos de informática solicitados dependem da disponibilidade destes na Descarte Correto responsável pelo atendimento a instituição beneficiária aprovada.


10. A Descarte Correto faz comodato de computadores novos?
Não. A Descarte Correto não oferece computadores novos. Recebemos computadores usados, descartados pelas iniciativas pública, privada e consumidor, e os remanufaturamos. Este processo torna os equipamentos aptos ao pleno funcionamento.


11. Os equipamentos em contrato de comodato possuem que tipo de garantia?
Os equipamentos em comodato possuem a garantia de troca ou conserto, conforme período de vigência do contrato e durante o qual a entidade beneficiada deve arcar com os custos e riscos decorrentes do transporte desses bens em caso de necessidade de troca ou conserto. Esta garantia é condicionada à instalação e uso dos equipamentos nas configurações oferecidas, que seguem um controle de qualidade. A Descarte Correto não possui obrigação de realizar suporte técnico no local de funcionamento do projeto aprovado. Também através do contrato de comodato garantimos o retorno desses equipamentos para Descarte Correto e assim destinarmos para processo de manufatura reversa e reciclagem.

12. Como entrar em contato com a Descarte Correto?

DESCARTE CORRETO
Fone: (92) 4102-0013 / 9302-6517
E-mail: contato@descartecorreto.com.br